segunda-feira, 26 de maio de 2008

e05

a) É um conjunto de computadores autônomos e interconectados. Em rede, nenhum computador obedece a comandos de outro.Possui autonomia até para se desconectar da rede.As redes de computadores tornam possíveis as comunicações entre diversos micros e outras entidades que se fazer necessárias para o bom funcionamento de uma organização e até mesmo para os pcs caseiros acessarem à INTERNET... nada mais é que uma gande "central telefônica"... onde operam os micros... A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes). Os processos cliente enviam pedidos para o processo servidor, e este por sua vez processa e envia os resultados dos pedidos. Nos sistemas cliente/servidor o processamento tanto do servidor como o do cliente são equilibrados, se for gerado um peso maior em um dos dois lados, provavelmente, esse não é um sistema cliente/servidor. Geralmente, os serviços oferecidos pelos servidores dependem de processamento específico que só eles podem fazer. O processo cliente, por sua vez, fica livre para realizar outros trabalhos. A interação entre os processos cliente e servidor é uma troca cooperativa, em que o cliente é o ativo e o servidor reativo, ou seja o cliente requisita uma operação, e neste ponto o servidor processa e responde ao cliente.
(http://penta2.ufrgs.br/redes296/cliente_ser/tutorial.htm)

b) Entendemos como rede local (LAN) um segmento que interliga computadores e sistemas a nível local, abrangendo um local limitado como uma sala ou um prédio. Esta LAN interliga computadores,mas ainda é autônoma sem conectividade com computadores e sistemas remotos.Entendemos como rede a [longa] distância (WAN) duas ou mais LANs que estão interligadas com meios físicos apropriados para que possam comunicar entre si.
A Interconectividade local, na LAN, depende da pessoa local. Problemas são de fácil solução e resume-se está e conectar o cabo e manter o protocolo de comunicação configurado.
A Interconectividade remota, na WAN, depende de uma operadora. A Tele-Operadora é quem fornece este serviço. A Operadora pode ter Interconectividade com ou através de outras Operadoras, possibilitando assim de que a informação atravessa a rede WAN entre usuários de diversos tipos.
(http://info.matik.com.br/content/view/6/25/)

c)Para colocar seu Web Site na Internet, ele precisa ser desenhado e programado numa linguagem que qualquer computador na Web entenda. Para tanto, você pode usar ferramentas de criação fácil de sites disponíveis on-line. Para projetos maiores e mais complexos, o caminho é procurar profissionais ou empresa especializada no assunto. Existem dois profissionais que em geral trabalham juntos para montar páginas na Internet: o Webdesigner (desenho do Web Site) e o Webmaster (programação interna do Web Site). O custo de criação de um Web Site pode variar muito. De um projeto bem simples, como um Web Site com conteúdo informativo e algumas fotos até um grande portal com uma série de funcionalidades como busca, cadastro e pagamento on-line, existem opções em todas as faixas de preço.
Todos os Web Sites juntos formam a World Wide Web - a rede de Internet - acessada bilhões de vezes por dia por usuários do mundo inteiro. Este lugar pode ser a página de um banco, de um jornal, de um restaurante, ou mesmo da sua empresa. E, como na vida real, todo lugar tem um endereço.
(http://www.anselmobiasse.com/como_web_menu.php)

d)TCP/IP- TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol)
Esse protocolo tem como principal objetivo realizar a comunicação entre aplicações de dois hosts diferentes. O protocolo TCP é um protocolo de nível de transporte muito utilizado que trabalha com mensagens de reconhecimento, especificação do formato da informação e mecanismos de segurança. Ele garante que todos os PDU's (Protocol data Unit) serão enviados com sucesso, pois realiza transmissões orientadas à conexão. Além disso, ele possibilita o uso de várias aplicações voltadas a conversação.
Quando executado, utiliza o protocolo IP, não orientado à conexão. O TCP então fica responsável pelo controle dos procedimentos da transferência segura de dados. Cabe salientar que o IP não é o único protocolo não orientado à conexão que pode ser utilizado pelo TCP.
Para maior eficiência nas comunicações, o TCP engloba várias funções que poderiam estar nas próprias aplicações, como processador de texto, base de dados e correio eletrônico. Ele foi criado com o intuito de ser um software universal contendo essas funções.

FTP (File Transfer Protocol) - Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet. O FTP pode ser utilizado para copiar arquivos da rede para o computador do usuário e vice versa. Os navegadores de WWW podem fazer transferências de FTP, mas existem clientes específicos para a tarefa. Os usuários devem informar no cliente de FTP o endereço do servidor. É preciso ter uma conta no servidor e informar nome de usuário (username ou apelido) e senha, a menos que se trate um servidor de FTP anônimo.

HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web (as URLs) seguida de ://. Ela informa ao servidor a forma em que deve ser atendido o pedido do cliente.

( http://www.cybersystem.com.br/suporte/internet.htm)

(http://www.siglasnacomputacao.blogspot.com/)

(http://www.coladaweb.com/diversos/glossario.htm)


e) ASP é a sigla para Active Server Pages, ou, interpretando, "Páginas Ativas de Servidor". Trata-se de uma linguagem para Web criada pela Microsoft. Seu objetivo é permitir a criação de páginas e aplicações Web dinâmicas, ou seja, que de alguma forma, permita interação com o usuário.Todo arquivo feito em ASP tem extensão .asp. Este arquivo possui código em HTML e scripts, que contém as instruções que geram algum tipo de interatividade com o usuário. Por exemplo, o cadastro em um site, uma compra em um site de comércio, data e hora atual, ver e mandar e-mails são exemplos de interações que o ASP pode proporcionar. O ASP também permite acesso a banco de dados que suportam ODBC (Open Data Base Connectivity) e acesso por ADO (Active Data Objects).
As páginas em ASP, os scripts ou os serviços requeridos não são executados no computador de quem acessa essas páginas. Ao acessar uma página desse tipo, o servidor que a hospeda deverá ter suporte a ASP e então processar as solicitações presentes na página e "entregar" o resultado no navegador do usuário, em formato HTML.
Para que o servidor possa processar as requisições e entregar o resultado ao visitante da página, é necessário que nele esteja instalado o IIS (Internet Information Server) ou outro programa-servidor capaz de processar páginas em linguagem ASP. Explicando de forma simplificada, ao visitar um site em ASP, qualquer solicitação é enviada ao IIS para ser processada e, em seguida, os resultados são entregues ao visitante, através de informações em HTML exibidas no navegador.
(http://www.infowester.com/lingasp.php )

PHP é uma linguagem que permite criar sites WEB dinâmicos, possibilitando uma interação com o usuário através de formulários, parâmetros da URL e links. A diferença de PHP com relação a linguagens semelhantes a Javascript é que o código PHP é executado no servidor, sendo enviado para o cliente apenas html puro. Desta maneira é possível interagir com bancos de dados e aplicações existentes no servidor, com a vantagem de não expor o código fonte para o cliente. Isso pode ser útil quando o programa está lidando com senhas ou qualquer tipo de informação confidencial. O que diferencia PHP de um script CGI escrito em C ou Perl é que o código PHP fica embutido no próprio HTML, enquanto no outro caso é necessário que o script CGI gere todo o código HTML, ou leia de um outro arquivo.
Basicamente, qualquer coisa que pode ser feita por algum programa CGI pode ser feita também com PHP, como coletar dados de um formulário, gerar páginas dinamicamente ou enviar e receber cookies. PHP também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL, mySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros. Construir uma página baseada em um banco de dados torna-se uma tarefa extremamente simples com PHP. Além disso, PHP tem suporte a outros serviços através de protocolos como IMAP, SNMP, NNTP, POP3 e, logicamente, HTTP. Ainda é possível abrir sockets e interagir com outros protocolos.
(http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/48/1/Introdu%E7%E3o-ao-PHP )

f) Adobe Flash (antes: Macromedia Flash), ou simplesmente Flash, é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web.
Costuma-se chamar apenas de flash os arquivos gerados pelo Adobe Flash, ou seja, a animação em si. Esses arquivos são de extensão ".swf" (de Shockwave Flash File). Eles podem ser visualizados em uma página web usando um navegador que o suporta (geralmente com plug-in especial) ou através do Flash Player, que é um leve aplicativo somente-leitura distribuído gratuitamente pela Adobe. Os arquivos feitos em Flash são comumente utilizados para propaganda animada (banners) em páginas web, mas evidentemente não limitando-se a isso, pois existem diversos jogos e apresentações dos mais variados tipos utilizando a tecnologia.
Em versões recentes (a partir da 5), a Macromedia expandiu a utilização do Flash para além de simples animações, mas também para uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações completas. Isso graças aos avanços na linguagem ActionScript, que é a linguagem de programação utilizada em aplicações de arquivos flashes (.swf). A terceira versão desta linguagem acaba de ser lançada, tornando mais fácil e rápido criar aplicações para web, além de contar com recursos bem mais poderosos.
Uma nova plataforma, chamada Apollo, está sendo lançada pela Adobe e tem como objetivo solidificar o desenvolvimento da linguagem ActionScript, seja através do Flash, do Adobe Flex ou de outros programas.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe_Flash)

g) O P2P ou Peer-to-Peer(Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.
Normalmente, os computadores (os “nós” da rede) assumem o papel de clientes, ou seja, consumidores passivos da informação. Com as redes P2P, eles cumprem também o papel de servidores – provém informação - dependendo da transação entre dois peers da mesma rede (aquele que a está iniciando e quem a está recebendo).
Em 1999, Shawn Fanning, um estudante universitário de dezoito anos, tornou esse termo popular com a criação do Napster (seu apelido na faculdade), que fazia o compartilhamento de músicas em MP3 e levou o conceito à mídia. Após o Napster, dezenas de outras aplicações foram lançadas.
Para ter acesso ao conteúdo que essas redes oferecem, é necessário usar um sofware-cliente e exitem muitos deles disponíveis para download, alguns até capazes de se conectar a mais de um rede P2P.
Exemplos: BearShar, Shareaza, KaZaA Lite Plus, Morpheus, uTorrent, eMule, Soulseek, Netmax (http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/11/01/idgnoticia.2007-11-01.7724289093/)

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