segunda-feira, 2 de junho de 2008

e06

1 - Pierre Lévy é sociológo e historiador da ciência, professor do departamento de hipermídia da Universidade de Paris 8. Ele é filósofo da cultura virtual contemporânea e da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade.
Suas principais obras são:
*Cybercultura. Odile Jacob, Paris, 1997.
*O que é Virtual, Paris, 1995.
*A Inteligência Coletiva, Paris, 1994.
*A ideografia Dinâmica, Paris, 1991.
*As Tecnologias da Inteligência, Paris, 1990.
*A Máquina Universal, Paris, 1987.
( http://www.facom.ufba.br/com022/levy.html )



2-Na introdução (Face à técnica) Lévy declara: "Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram".

(http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/123/40/)

3- O texto do filósofo francês e importante porque parte da idéia de que o hipertexto é uma definição anterior às novas mídias, pois faz parte da própria lógica humana do pensamento. Este funciona de forma caótica, elaborando cognições que surgem por conexões. Ele cita o exemplo legal sobre a frase “a maçã contém vitaminas”. Cada sujeito acaba lendo a frase a partir de múltiplas associações. Haverá aquele que associará a maça com um recurso para se fazer uma boa dieta nutritiva e assim emagrecer. Um outro que vai se preocupar com os tipos de vitaminas encontrada no fruto etc.
Cada um busca contextualizar a frase de acordo com um conjunto de informações que detém. Logo, nenhuma mensagem tem um sentido muito preciso, pois cada sujeito relaciona o conteúdo da mensagem com as suas associações cognitivas.
ele é sempre uma linguagem associativa não-linear.
O hipertexto, hoje, é como que indispensável na redação de um texto,
principalmente se científico. Ou melhor, afirma Lévy (1999), o hipertexto é o suporte
que sustenta toda uma rede de saber, relatos, descobertas, vidas. É o suporte da
tecnociência, é o suporte da epistemologia mercantil.
(http://fabiomalini.wordpress.com/2005/10/02/aula-sobre-hipertexto-em-pierre-levy/)
(http://www.filosofianet.org/ftp/pierre_levy_inteligencia_coletiva.pdf)

4-Wikipedia-Hipertexto quer dizer: texto suporte que acopla outros textos em sua superfície, cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal.
Segundo a definição do livro de Pierre Levy, a construção do conceito de hipertexto, como conhecemos atualmente, foi iniciada em 1945 por Vannevar Bush quando ele imagina um dispositivo denominado MIMEX para mecanizar a classificação e a seleção por associação paralelamente ao princípio da indexação clássica, e também permitiria a criação de ligações entre informações.Com a intenção de exprimir a idéia de escrita/leitura de uma forma não linear em um sistema de informática, Ted Nelson cria o termo HIPERTEXTO.Apesar de muitos hipertextos serem criados após essas primeiras visões, nenhum deles alcançou o que era realmente esperado já que não se sabe ainda como programar bancos de dados acima de certa ordem de grandeza, o custo é extremamente elevado e a constituição de hipertextos gigantes é muito trabalhosa.Hipertexto é um conjunto de “nós” ligados por conexões, é um tipo de progresso para organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)

5-O texto fala sobre a evolu;ao da comunicacao,essas transformacoes fazem com que o modo novo de se comunicae seja diferente do modo antigo,com isso o processo de evolucao acontece com todas as pessoas ,em todo o mundo.

6-Groupware é o software que facilita a comunicação entre os membros de um workgroup da rede. Permite que os povos dentro de uma companhia, se estão fisicamente na mesma posição ou em diversas posições pelo mundo inteiro, compartilhem de originais, de informação, e de dados. Permite collaborate em idéias e em projetos, permitindo que trabalhem essencialmente na mesma página ao mesmo tempo. Com groupware não há nenhum limite ao número dos povos que podem trabalhar no mesmo projeto sem criar idéias e o trabalho duplicados.Com isso é possível criar a chamada política de hipertexto onde cada mensagem depende de outras, uma linguagem não-linear,usada geralmente por grupos, a ajuda no trabalho em equipe representa uma aplicação particularmente promissora dos hipertextos: ajuda o raciocinio, a argumentação, a discussão, a criação, a organização e o planejamento.
(http://www.articleset.com/Computadores-e-Internet_articles_pt_Que-e-Groupware.htm)

Nenhum comentário: